O estúdio de arquitetura MVRDV lançou imagens de Sun Rock, um escritório autossuficiente e instalações de operações que projetou em Taiwan para a empresa estatal de energia Taipower.
Localizado no Parque Industrial Costeiro de Changhua, perto de Taichung, o edifício será coberto por energia fotovoltaica angular e usado para armazenar e manter equipamentos de energia sustentável.
O Sun Rock será distinguido por sua forma arredondada, que o MVRDV desenvolveu para maximizar a quantidade de luz solar que sua fachada coberta por fotovoltaicos pode aproveitar para gerar energia.
O lado sul do edifício, voltado para o sol durante o meio do dia, terá uma grande superfície que se inclina suavemente para baixo. Enquanto isso, a extremidade norte do edifício será abobadada para maximizar sua exposição ao sol nas manhãs e noites.
O objetivo do MVRDV e da Taipower é que o edifício gere eletricidade suficiente para ser autossustentável. Qualquer excesso gerado será enviado para a rede de energia.
“Revestimos toda a fachada com fotovoltaicos, maximizando os ganhos energéticos para torná-la não só autossustentável, para uso próprio, mas também permitindo que o edifício se torne uma ferramenta de produção de energia, exportando eletricidade para o resto da rede”, explicou o co-fundador do MVRDV, Winy Maas .
"Isso é alcançado através de um posicionamento eficiente dos painéis", continuou ele. "Como resultado, nosso projeto é totalmente orientado a dados. É sempre divertido ver os resultados quando você permite que a análise seja a parte determinante do projeto."
Ao lado das instalações de armazenamento e manutenção, Sun Rock conterá escritórios, oficinas e uma galeria pública.
De acordo com o MVRDV, está sendo construído em antecipação à "transição planejada de Taiwan para a energia verde" e espera-se que reflita os objetivos da empresa de energia Taipower.
"É claro que pretendemos tornar todos os nossos projetos o mais sustentáveis possível", acrescentou Maas. "No entanto, vemos que os projetos podem ir além de serem apenas sustentáveis em si mesmos."
"Este projeto tem um potencial único e fascinante", continuou. "O usuário é uma empresa de energia, o que nos permitiu fazer mais do que o habitual."
A fachada do Sun Rock será projetada como uma série de pregas usadas para suportar os painéis fotovoltaicos e as janelas. A iteração atual pode suportar pelo menos 4.000 metros quadrados de painéis solares.
Espera-se que isso gere quase 1 milhão de quilowatts-hora de energia limpa por ano, o que o MVRDV disse ser equivalente à energia gerada pela queima de 85 toneladas de petróleo bruto e é suficiente para tornar o edifício autossuficiente.
No entanto, o estúdio continua desenvolvendo o projeto para adicionar mais energia fotovoltaica para que o edifício possa gerar até 1,7 milhão de quilowatts-hora anualmente, permitindo que ele contribua para a rede de energia.
No interior, Sun Rock contará com um grande átrio chamado Data Room. Isso será preenchido com exibições de dados em tempo real sobre a quantidade de energia renovável que a Taipower está gerando.
O primeiro andar do edifício conterá a galeria pública, que dará vista para os espaços de oficina da Sun Rock adjacentes a ela. Essas oficinas serão utilizadas para a manutenção de equipamentos de energia verde, como painéis solares e pás de turbinas eólicas.
Sun Rock será completo com espaço de exposição no último andar do edifício, ao lado de um terraço arborizado para visitantes e funcionários da Taipower.
Ao incorporar espaços de galeria no edifício, o MVRDV espera que o Sun Rock se torne "mais do que simplesmente uma instalação de operações e manutenção".
“O edifício é, portanto, também uma importante ferramenta de comunicação para a Taipower mostrar publicamente suas ambições por um futuro mais verde”, concluiu o estúdio.
O MVRDV, com sede em Roterdã, foi fundado por Maas ao lado de Jacob van Rijs e Nathalie de Vries em 1991. Em outros lugares, o estúdio está desenvolvendo a sede da LAD em Xangai , que também será revestida com energia fotovoltaica.
As imagens são cortesia do MVRDV.
Créditos do projeto:
Arquiteto: MVRDV Sócio fundador responsável: Winy Maas Sócio: Wenchian Shi Equipe de design: Hui-Hsin Liao, Daniel Diez, Mirco Facchinelli, Carolina Martin Peñuela, Chi-Yi Liao, Tseng-Hsuan Wei MVRDV equipe NEXT: Yayun Liu Visualizações: Antonio Coco, Pavlos Ventouris, Jaroslaw Jeda, Emanuele Fortunati Co-arquiteto: YC Hsu Architect & Associates Empreiteiro: Reiju Construction Co., Ltd. Engenheiro estrutural: Chih-Hung Kao Engenheiro estrutural & Associates MEP: Chia Feng Mechanical & Electrical Corp
Fonte: Deezen
Comments