top of page
ALUZ

Um McDonald's movido apenas pela energia solar

Atualizado: 11 de ago. de 2021


McDonald’s inaugurou no início de Julho um novo restaurante piloto na Flórida que busca colocar a companhia nas metas de sustentabilidade que estabeleceu em 2018. Aberto ao público (com todas as restrições atuais de distanciamento social) e localizado próximo da região dos parques do Walt Disney World, a unidade experimental ocupa uma área de quase 7,5 quilômetros quadrados e além de todo o design ecológico é movido inteiro por energia solar.

O abastecimento sustentável é possível graças ao projeto desenvolvido pela Ross Barney Architects, que espalhou painéis solares ao longo do teto e das paredes do restaurante – são 1066 unidades, para ser exato. A cozinha da unidade também foi reformulada e vai experimentar novos equipamentos que reduzem ao máximo o gasto de energia, incluindo até chapas de hambúrguer que podem ser colocadas em espera quando o número de clientes (e pedidos) é menor.

A viabilidade do projeto acontece em parte por conta das eliminações feitas pela firma de arquitetura na rede de consumo de energia do restaurante, incluindo aí o controle da temperatura da área dos clientes. Junto do uso de plantas que refrigeram naturalmente o ambiente, a unidade conta com janelas automatizadas que controlam a entrada e contenção do calor da região dentro do espaço, além dos vidros especiais para repelirem o calor do Sol.

"Esses tempos sem precedentes apenas aumentaram a importância da inovação que promove a segurança e a sustentabilidade a longo prazo", disse Marion Gross, diretora de cadeia de suprimentos da McDonald's na América do Norte, no comunicado à imprensa. "Embora a saúde e a segurança em nossos restaurantes sejam nossa principal prioridade, também devemos permanecer focados em criar mudanças positivas para nossas comunidades e o planeta. Esse restaurante marca um passo importante na jornada do McDonald's para reduzir nossa pegada de carbono e identificar soluções significativas na luta contra as mudanças climáticas ".

O projeto faz parte de um comprometimento da companhia de reduzir as suas emissões de carbono em até 36% até o ano de 2030, numa ação que envolve tanto as unidades da rede como os escritórios da empresa de fast food. A cadeia também solicitará uma certificação de energia zero do International Living Future Institute para o restaurante.

O novo McDonald's está localizado na Buena Vista Drive, na Disney World Orlando. Embora a Disney World não tenha previsão de abertura para o público devido a pandemia, o McDonald's movido a energia solar já está aberto para serviços de drive-thru e entrega.


Veja abaixo alguns recursos ecológicos.

1.066 painéis solares na cobertura produzem até 600.000 quilowatts de eletricidade por ano.
Painéis de vidro fotovoltaico são integrados ao redor de todo o edifício.
Os clientes podem andar de bicicleta estacionária que gera eletricidade para iluminar os Arcos Dourados na parede da sala.
Painéis de vidro fotovoltaico são integrados ao redor de todo o edifício
O interior é espaçoso e propício ao distanciamento social.
Os clientes podem usar o quiosque da tela sensível ao toque para fazer o pedido ou podem fazer o pedido com antecedência usando o aplicativo móvel do McDonald's.
O vidro solar também mantém a área de estar externa fria, o que será vital à medida que os clientes tentarem se distanciar socialmente no calor da Flórida.
As áreas de estar ao ar livre são sombreadas por 1.500 pés quadrados de vidro solar, que podem gerar até 70.000 quilowatts de eletricidade por ano.
Há também uma parede de estar coberta de plantas nativas da Flórida que exigem menos água e mantém o restaurante fresco. A parede absorve a água da chuva para evitar erosão e inundações.
O restaurante planeja ser 100% movido a energia solar este ano, embora esses planos possam mudar dependendo da quantidade de energia que o restaurante realmente consuma.

 




21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page